"Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo" – Isaías 11.1 Obs: Comunidade localizada em São Paulo capital.

terça-feira, 7 de maio de 2019

SOBRE 1 JOÃO 5:20 …. “ESTE É O VERDADEIRO DEUS E A VIDA ETERNA?” … É ESSA A MENSAGEM ORIGINAL DO TEXTO?


1João 5:20, um dos versículos mais usados para afirmar que Yeshua é o verdadeiro Deus. E também é com base nele que muitos dizem sobre o perigo de perder a salvação. Meu amigo, esse verso em hipótese alguma prova que Yeshua é Deus, ele apenas mostra o que os discípulos e apóstolos e principalmente Yeshua sempre disseram. Vamos começar lendo o texto:
"Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos AQUELE que é verdadeiro; e nós estamos NAQUELE que é verdadeiro, isto é, em SEU (nota: filho de quem?) Filho Yeshua Hamashiach. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna "
1João 5:20.
As pessoas se baseiam na última frase para dizer que Yeshua é o verdadeiro Deus. O problema que eu vejo, é que muitas pessoas para provarem as suas idéias, se utilizam de textos isolados, por exemplo, o cidadão abre a bíblia, pega um pequeno e único versículo, não se lê todo o contexto e ignora totalmente o conjunto de outros versos, que se opõe a sua idéia, ou seja, não importa o que o Apóstolo Paulo escreveu no versículos X, B, C, A ou Z, o importante é que o versículo Y diz isso. Para que não fique nenhuma dúvida, vamos começar entendendo o versículo passo a passo.
"Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecer aquele que é verdadeiro".
Essa primeira parte do versículo esta bem clara. O Ungido de Deus (Yeshua) foi enviado para que nós possamos conhecer AQUELE QUE É VERDADEIRO, ou seja, o Eterno, Pai de Todos, tem alguma dúvida? Então leia João 15:15; João 17:26. Obviamente que não podemos ficar somente com estes versículos, então vamos avaliar em outros textos a quem se dirigi o termo Deus verdadeiro:
"E a vida eterna é esta: que te conheçam, A TI SOMENTE, por único Deus verdadeiro, e a Yeshua, o Ungido (Messias), a quem TU enviaste." João 17:3
Obs: Neste texto especificamente fica bem claro que o verdadeiro Deus não é Yeshua, mas o Eterno, o Pai de todos, concorda?
"Toda pessoa que aceita o que ele diz coloca seu selo de aprovação sobre o fato de que Deus é verdadeiro." João 3:33
"pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro" 1Ts 1:9
"mas AQUELE que me enviou é verdadeiro" João 8:26
Obs: Se Yeshua é o verdadeiro, então Ele se enviou a si mesmo?
Creio que esses versículos são suficientes. Tirando 1João 5:20, me mostre um outro versículo colocando Yeshua como o "Deus verdadeiro", simplesmente você será frustrado, pois não encontrará NENHUM texto. Como pode então em 1João 5:20, ir contra todos esses versículos que lemos e colocar Yeshua como o verdadeiro Deus? Vamos prosseguir com a outra parte do versículo:
" e nós estamos NAQUELE que é verdadeiro, isto é, em SEU Filho Yeshua Hamashiach"
Quando diz que nós estamos NAQUELE que é verdadeiro, está dizendo que estamos no Eterno o Pai, lembra do contexto do versículo? Yeshua veio, para que nós possamos conhecer e nos unir ao verdadeiro Deus, o Pai, porém essa união ocorre somente por meio do seu enviado, Yeshua, o Messias. Veja os versos abaixo:
"Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” João 17:21
"Se alguém reconhece que Yeshua é o Filho de Deus, Deus permanece unido com ele, e ele, com Deus." 1João 4:15
OBS: Veja! Não tem como nós estarmos naquele que é verdadeiro, sem estar antes unido em seu Filho.
Voltando ao versículo:
" e nós estamos NAQUELE que é verdadeiro, isto é, em SEU Filho Yeshua Hamashiach"
Preste atenção! Não esta dizendo que Yeshua é o verdadeiro, mas por meio do SEEEEUUUUUU Filho, nós agora estamos NAQUELEEEEE que é verdadeiro, ou seja, o Eterno (Pai). Lembre-se que Yeshua é nosso mediador e nós só temos acesso ao Eterno, por meio de Yeshua. Caso contrário esse versículo fica totalmente incoerente. Primeiro diz que Yeshua veio para que nós possamos conhecer AQUELEEEEE que é verdadeiro, ou seja, o Pai, só que depois o versículo inverte tudo, e diz que não? Que o verdadeiro é próprio Yeshua? Quer dizer então que o começo do versículo não passou de uma pegadinha? Além de contradizer todos os versículos que lemos até agora, a interpretação do texto fica completamente incoerente. Vamos agora a última parte do versículo:
" ESTE é o verdadeiro Deus e a vida eterna "
E para finalizar, todos interpretam a palavra ESTE, como sendo o próprio Yeshua. Se não houvesse os outros versículos enfatizando que o verdadeiro Deus é o Eterno, tudo bem, neste caso eu concordaria. Porém não é isso que ocorre, além de existir diversos textos que atribuem o termo "Deus verdadeiro" somente ao Eterno, o próprio Yeshua disse que a Vida Eterna é acreditar NO ETERNO SOMENTE, COMO ÚNICO DEUS VERDADEIRO e também acreditar que Yeshua é o Messias (Ungido) e não o verdadeiro Deus. (João 17:3)
Em uma ocasião, Marta, irmã de Maria, vai ao encontro de Yeshua, para falar a respeito da Morte de seu irmão Lazaro. Yeshua declara que Ele (Yeshua) é a ressurreição e a vida, e todo aquele que vive e crê Nele, Jamais morrerá. Então Marta responde:
"Ela lhe disse: "Sim, Senhor, creio que você é o Ungido (Messias), o Filho de Deus, o que deveria vir ao mundo". 11:27
A pergunta de Yeshua é relacionada a vida eterna e Marta em nenhum momento o identifica como Deus, mas sim como o Ungido, o enviado pelo Deus verdadeiro. Na realidade Marta cumpriu o que Yeshua sempre nos ensinou, acreditar que ele é o Messias. Mas se você acredita de que Yeshua é o Deus verdadeiro, então estará indo contra o que o próprio disse em João 17:3; 1João 4:15
" Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna "
Para não restar nenhuma dúvida, a palavra "ESTE", não está se referindo em hipótese alguma a Yeshua, mas sim ao Eterno, o verdadeiro. Obviamente que se fizessem uma tradução melhor, essas interpretações errôneas não ocorreriam.
O termo usado para "ESTE" no grego é "houtos", que normalmente se traduz para "este, esta, isto". Porém no grego este termo não está relacionado com o sujeito a que procede imediatamente numa frase, vou dar um exemplo simples, mas utilizando o mesmo sentido gramatical do versículo:
A professora Marta veio para que nós possamos aprender matemática, isto é, graças ao contrato feito pela diretora Silvia. Esta é a verdadeira professora e digna de ser homenageada.
Percebe como o termo grego "houtos" engana? A palavra "ESTA", se relaciona com a professora e não com o sujeito que procedeu, no caso, a diretora Silvia. No versículo de 1João 5:20, acontece exatamente a mesma coisa, a palavra ESTE, se refere a "aquele que Yeshua veio tornar conhecido" ou seja, o Eterno (Deus verdadeiro) e não Yeshua. Para deixar isso ainda mais claro, vamos ler um versículo em que esse mesmo termo é empregado. Por causa dessa palavra "houtos", as traduções se divergem, pela confusão que pode causar.
"Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Yeshua Hamashiach veio em carne. ESTE é o enganador e o anticristo" 2João 1:7 - NVI
Quando diz "ESTE", usando exatamente a mesma construção gramatical de 1 João 5:20, o texto então estaria dizendo que ESTE Yeshua Hamashiach É O ENGANADOR E O ANTI-MASHIACH???? ÓBVIO QUE NÃO!! A palavra ESTE NÃO ESTÁ se referindo ao sujeito que procedeu, no caso Yeshua, mas SIM AOS ENGANADORES QUE ENTRARAM NO MUNDO!!!!. Para não ocorrer nenhum equívoco, no sentido de acharem que Yeshua é o anticristo, muitas bíblias optam por não traduzir o termo "houtos" e fica da seguinte maneira:
"Muitos enganadores têm se espalhado pelo mundo, afirmando que Yeshua Hamashiach não veio como um ser humano. Quem faz isso é o Enganador e o Inimigo do Messias " - João Ferreira de Almeida Corrigida e Revisada
Assim, concluímos de forma inequívoca que esse texto de 1 João 5:20 SE REFERE UNICAMENTE AO ETERNO COMO ÚNICO DEUS VERDADEIRO. E QUE YESHUA É EXATAMENTE O MEDIADOR UNGIDO QUE NOS DÁ A CONHECER O PAI...

Nenhum comentário: