"Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo" – Isaías 11.1 Obs: Comunidade localizada em São Paulo capital.

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Senhor disse a meu senhor! Salmos 110 e o Messias.

Lemos!
 Ele é o Filho de Davi. DoorwaymanNo Livro de Mateus, lemos:

41 Enquanto os P'rushim estavam reunidos, Yeshua perguntou-lhes, dizendo: 
42 Como parece a respeito do Messias? De quem é o filho? E eles disseram- 

43 E ele lhes disse: E como então falou Davi, pelo Ruach, HaKodesh chamando 
-o, meu Adon, dizendo: 
44 Disse então a minha Adon: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por 
escabelo de teus pés? 
45 Se Davi, então, o chama, meu Adon: como é seu filho? 
46 E eles não puderam devolver-lhe uma palavra: nem qualquer homem desejou novamente questioná- 
lo ainda mais a partir daquele dia. 
(Mateus 22: 41-46 HRV)

Aqui Yeshua cita o Salmo 110, que diz (na sua totalidade):

1 Um salmo de Davi 110: 1 Disse YHWH ao meu Adon: Assenta-te à minha direita, 
até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. 
2 A vara da tua força, YHWH enviará de Tziyon. Domine você no meio de 
seus inimigos. 
3 O teu povo se oferece voluntariamente no dia da tua guerra; em adornos de Set-Apartness: do ventre da aurora, o seu é o orvalho da sua juventude. 
4 YHWH jurou, e não se arrependerá: Tu és um cohen para sempre segundo a maneira de 
MalkiTzadek. 
5 YHWH, à tua direita, esmaga reis no dia da sua ira. 
6 Ele julgará entre as nações: Enche-o com os cadáveres. Ele esmaga a cabeça 
sobre uma terra larga. 
7 Ele beberá do ribeiro no caminho; por isso levantará a cabeça.
(Sal. 110: 1-7 VRC)

Yeshua se identifica como o Messias como sendo o “meu Adon” ao qual YHWH fala no versículo 1.  

O Midrash Tehillim (Midrash em Salmos) identifica o “Meu Adon” do Salmo 110: 1 como o Messias. Segundo o Midrash Tehillim:

Disse o Senhor ao meu Senhor: 
Assenta-te à minha direita. 
Ao Messias também será dito, 
e em misericórdia será estabelecido o trono;… 
(Midrash Tehillim em Sl 110: 1)

Tovia Singer e outros anti-missionários (e outros que questionam a divindade do Messias) insistem que o “meu Adon ”desta passagem não é YHWH.

No entanto, esta identificação é baseada em um dos "Tikkun Soferim", as "emendas dos escribas" (Veja o meu recente artigo "Como os anti-missionários deturpam o texto"
http://nazarenespace.com/profiles/blogs/how-the-anti-missionaries-misrepresent-the-text )

Enquanto no verso 5 o texto massorético tem “Adonai”, este é um dos 134 lugares onde o texto massorético lê “ Adonai ”, mas que a Massorá indica que o texto originalmente lia“ YHWH ”e havia sido alterado pelos escribas em uma tentativa da parte deles de esclarecer o texto. Uma cópia encontrada no Cairo Geniza também tem “YHWH” aqui.

Os escribas mudaram YHWH para Adonai no verso 5 porque eles não queriam que você “erroneamente” identificasse o “My Adon” à direita de YHWH no versículo 1 com o “YHWH” à direita e no versículo 5.  

Como Jeremiah adverte us:

8 Como se diz: Somos sábios e a Torá de YHWH está conosco? Eis que, certamente 
em vão, forjou a pena vã dos escribas.
9 Os sábios se envergonham; eles estão desanimados e tomados. Eis que rejeitaram 
a palavra de YHWH e que sabedoria há neles? 
(Jer. 8: 8-9 HRV)

O argumento de Tovar Singer é baseado em um texto reconhecidamente alterado. Singer em outros lugares condena aqueles que “mexem” com o texto, mas aqui todo o seu argumento é baseado em um texto que foi admitidamente alterado para impedir que ele diga o que realmente diz. 

O verso 5 nos diz que o "Adon" à direita também é "YHWH". A leitura original do Salmo 110: 5 identificou o Adon à direita de YHWH como YHWH.

O Zohar deixa claro que o “Meu Adon” do Salmo 110: 1 é YHWH. De acordo com o Zohar neste verso, um aspecto da Divindade está falando com outro aspecto da Divindade:

O rabino Simeon ainda fez uma exposição do verso: 
Disse o Senhor ao meu Senhor: 
Assenta-te à minha direita 
até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés (Salmos 110: 1): 
“O Senhor diz ao meu Senhor”: 
a superior grau [da divindade], 
disse ao mais baixo [grau da divindade], 
"senta-te à minha direita", ... 
(Zohar 1:50 b)

O versículo 4 do Salmo 110 identifica esse número como “Melquisedeque”. Essa figura de Melquisedeque era especialmente importante para os essênios. Um documento encontrado em Qumran, comumente chamado de documento Melchizadek (11Q13), trata dessa figura de Melchizadek. Este documento cita Isaías 61: 1, mas substitui “Melchizadek” por YHWH. O documento passa a chamar essa figura de Melchizadek de “El” e “Elohim” e de identificá-lo com o Messias que é “cortado” em Dan. 9:27:

(...) E a respeito do que a Escritura diz: "Neste ano do jubileu, você retornará, cada um para sua propriedade" (Levítico 25:13). E o que está escrito também; "E esta é a maneira da remissão; todo credor deve remeter a reivindicação que é realizada contra um vizinho, não exigindo-o de um vizinho que é um membro da comunidade, porque a remissão de Deus foi proclamada" (Deut.15 : 2) a interpretação é que se aplica aos Últimos Dias e diz respeito aos cativos, assim como Isaías disse: "Pregar o Jubileu aos cativos" (Is 61: 1) (...) assim como (...) ) e da herança de Melquisedeque, por (... Melquisedeque), que os retornará ao que é deles por direito. Ele irá proclamar para eles o Jubileu, libertando-os assim da dívida de todos os seus pecados. Ele proclamará este decreto na primeira semana do período jubilar que se segue aos nove períodos do jubileu. Então, o "Dia da Expiação" seguirá após o décimo período jubilar, quando ele expiará todos os Filhos da Luz e as pessoas predestinadas a Melquisedeque. (...) sobre eles (...) Pois este é o tempo decretado para o "Ano do favor de Melquisedeque", e pelo seu poder ele julgará os santos de Elohim e assim estabelecerá um reino justo, como está escrito sobre ele nas Canções de Davi; "Um ELOHIM tomou o seu lugar no conselho de EL; no meio do ELOHIM ele julga" (Sl 82: 1). As escrituras também dizem sobre ele; "Sobrevole-se no mais alto dos céus; um ser divino julgará os povos" (Sl 7: 7-8) Com relação a que escritura diz; "Quanto tempo você vai julgar injustamente e mostra parcialidade com os ímpios? "(Salmo 82: 2), a interpretação aplica-se a Belial e aos espíritos predestinados a ele, porque todos eles se rebelaram, voltando-se dos preceitos de Elohim e tornando-se totalmente iníquos. Portanto, Melquisedeque irá processar completamente a vingança exigida por Os estatutos de Elohim também entregará todos os cativos do poder de Belial e do poder de todos os espíritos destinados a Ele. Aliados a ele estarão todos os "justos Deuses" (Is 61: 3). (O ...) é que whi (ch ... todos) o ELOHIM.

A visitação é o Dia da Salvação que Ele decretou por meio do profeta Isaías sobre todos os cativos, na medida em que as Escrituras dizem: "Quão bonitos são os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz boas novas, anuncia a salvação, quem diz a Sião "O teu reino reinou" " (Isaías 52: 7) Essa interpretação das escrituras: "as montanhas" são os profetas, os que foram enviados para proclamar a verdade de Elohim e profetizar a todo o Israel. "Os mensageiros" é o Ungido do espírito, de quem Daniel falou; "Depois das sessenta e duas semanas, um ungido será cortado" (Dan. 9:26) O "mensageiro que traz boas novas, que anuncia a salvação" é aquele de quem está escrito; "para proclamar o ano do favor de YHWH, o dia da vingança do nosso Elohim; para consolar todos os que choram" (Isaías 61: 2) A interpretação desta escritura: ele é instruí-los sobre todos os períodos da história para a eternidade (... e nos estatutos) da verdade. (...) (.... domínio) que passa de Belial e retorna aos Filhos da Luz (...) (...) pelo julgamento de Deus, assim como é escrito a respeito dele; "quem diz a Sião" O teu reino reinou "(Isaías 52: 7)" Sião "é a congregação de todos os filhos da justiça, que sustentam o pacto e deixam de andar no caminho do povo." O teu ELOHIM "é Melquisedeque, que os libertará do poder de Belial, em relação a que escritura diz: "Então a trombeta soará alta; no sétimo mês. "(Levítico 25; 9)
(11Q13 Col. 2)

O Livro de Hebreus em um Midrash homilético estendido no Salmo 110 que também identifica o Messias com esta figura de Melchizadek.

Fílon faz um comentário muito interessante sobre o mandamento da Torá das cidades de refúgio (Nm 35: 6-28; Josué 20: 1-9). A Torá diz: “

E a assembléia entregará o homicida, da mão do vingador do 
sangue, e a assembléia o restaurará a sua cidade de refúgio, para onde ele fugiu. E 
nele habitará até a morte do Sumo Sacerdote, que foi ungido com o 
óleo do Set- Apart. 
(Números 35:25)

Philo faz uma observação interessante sobre essa passagem, ele escreve:

O quarto e último dos pontos que propusemos discutir é a nomeação, como período de retorno dos fugitivos, da morte do sumo sacerdote, que, se tomada no sentido literal, me causa grande perplexidade; pois uma punição muito desigual é imposta por esta promulgação àqueles que fizeram as mesmas coisas, já que alguns estarão banidos por mais tempo e outros por um tempo menor; pois alguns dos sumos sacerdotes vivem até uma idade muito avançada, e outros morrem muito cedo, e alguns são designados enquanto jovens, e outros não até serem idosos. E novamente daqueles que são condenados por homicídio não intencional, alguns foram banidos no início da entrada do sumo sacerdote, e alguns quando o sumo sacerdote esteve no mesmo ponto da morte. De modo que alguns são privados de seu país por muito tempo, e outros sofrem a mesma inflição apenas por um dia, se é que isso acontece; depois do que eles levantam suas cabeças, e exultam, e assim retornam entre aqueles cujas relações mais próximas foram mortas por eles. Essa perplexidade dificil e dificilmente explicável podemos escapar se adotarmos a explicação interna e alegórica de acordo com a filosofia natural. Pois dizemos que o sumo sacerdote não é um homem, mas é a Palavra (Logos) de Deus, que não tem apenas participação em erros intencionais, mas nenhum mesmo naqueles que são involuntários. Essa perplexidade dificil e dificilmente explicável podemos escapar se adotarmos a explicação interna e alegórica de acordo com a filosofia natural. Pois dizemos que o sumo sacerdote não é um homem, mas é a Palavra (Logos) de Deus, que não tem apenas participação em erros intencionais, mas nenhum mesmo naqueles que são involuntários. Essa perplexidade dificil e dificilmente explicável podemos escapar se adotarmos a explicação interna e alegórica de acordo com a filosofia natural. Pois dizemos que o sumo sacerdote não é um homem, mas é a Palavra (Logos) de Deus, que não tem apenas participação em erros intencionais, mas nenhum mesmo naqueles que são involuntários.
(Em vôo 106-108)

Em outro lugar ele escreve:

XXVI Mas Melquisedeque produzirá vinho em vez de água, e dará as vossas almas para beber, e as alegrará com vinho puro, a fim de que elas sejam totalmente ocupadas com uma intoxicação divina, mais sóbria do que a própria sobriedade. Pois a Palavra é um sacerdote, tendo como herança o verdadeiro Deus, e entretendo altas e sublimes e magníficas idéias sobre ele, "pois ele é o sacerdote do Deus Altíssimo". {38} {Gênesis 14:18} Não que haja outro Deus que não seja o mais elevado; porque Deus é um, está no céu e embaixo na terra, e não há outro além Dele. "{39} {Deuteronômio 4:39}. Mas ele põe em movimento a noção do Altíssimo, de sua conceber de Deus não em um espírito baixo e rastejante, mas em uma de grandeza excedente e sublimidade excedente,
("De Allegoriis Legum", iii. 26). 

Além disso, Philo ensinou a “Palavra” (Logos) e o Messias é um e o mesmo:

“A cabeça de todas as coisas é a Palavra eterna (Logos) do Deus eterno, sob a qual, como se fossem seus pés ou outros membros, é colocado o mundo inteiro, sobre o qual Ele passa e está firme Agora, não é porque o Messias é o Senhor que Ele passa e senta em todo o mundo, para o Seu assento com o Pai e Deus mas porque para a sua perfeita plenitude o mundo está necessidade do cuidado e superintendência da melhor dispensação ordenada, e por sua própria piedade completa, da Palavra Divina (Logos), assim como as criaturas vivas (precisam) de uma cabeça, sem as quais é impossível viver. " 
(Perguntas e Respostas sobre Êxodo, II, 117)

Filo conclui assim que o Messias é a Palavra e o verdadeiro Alto. Se seguirmos a lógica de Philo, então, através da morte do Messias, esses exilados serão libertados.
Escrito Por 
James Scott Trimm
Postado por Ha Tkvah Ben Avraham

Um comentário:

Unknown disse...

Tov Meod 👏👍